terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O PLANETA DO "SORRISO"



Era uma vez, uma estrela, amarela chamada SOL, que vivia lá muito, muito longe, lá em cima, fora do nosso alcance, e um planeta azul, muito belo chamado TERRA.
Vivia-se em comunhão com vários seres que ai habitavam, mas aos poucos esse planeta foi-se degradando com os maus tratos dos tais seres que se chamavam HOMENS.

Os campos eram verdejantes, as flores coloridas, cheirosas, os pássaros cantavam, as borboletas voavam, as crianças brincavam, os golfinhos saltavam no azul do mar.

Mas tudo se modificou ao longo dos tempos, o planeta azul tornou-se cinzento, as florestas arderam, as flores ficaram sem cor, perderam as pétalas, as borboletas já não voavam como dantes, os golfinhos começaram a desaparecer, as pessoas ficavam doentes com mais facilidade, coisas estranhas.
O HOMEM derrubou o que havia de mais belo, sem cuidados, sem pudor, sujou, poluiu, estragou.
O SOL zangou-se, mas zangou-se tanto, que com a raiva aqueceu tanto, tanto que queimou o que restava do "PLANETA AZUL".

Mas um dia o "SORRISO"o meu personagem, de tantas histórias, negou-se a aceitar isto, e resolveu ir para um sítio muito alto onde todos o pudessem ouvir, e gritou, gritou muito para que todos o enxergassem até a sua voz chegar a todo o lado, era preciso parar, era preciso fazer alguma coisa para que o planeta voltasse a ser como anteriormente, quando nasceu, belo e brilhante como o próprio SOL.
Num instante fechou os olhos como se quisesse adormecer e teve uma visão, uma visão linda, onde voltou a ver de novo as árvores a crescerem,as cearas douradas, as flores a ficarem cheias de cor e perfume, as abelhas a tirarem o pólen das plantas, as borboletas a voarem, os pássaros a cantarem, os golfinhos no azul do mar a dançar, as crianças a correr, a brincar e a sorrir, e aí percebeu:há que fazer alguma coisa, é urgente e ouviu alguém dizer-lhe baixinho ao ouvido.

"AINDA VAMOS A TEMPO, É PRECISO LUTAR PELO NOSSO PLANETA AZUL, TODOS JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!!!


Isabel Cabral

18 comentários:

ematejoca disse...

"AINDA VAMOS A TEMPO, É PRECISO LUTAR PELO NOSSO PLANETA AZUL, TODOS JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!!!

É verdade, Isabel, todos juntos podemos salvar o nosso planeta, mas só TODOS JUNTOS: poupando a energia, poupando a àgua, separar o lixo, etc...
Não são só as empresas e os políticos responsáveis pelo que está a acontecer ao nosso planeta azul.
Copenhaga não foi um fracasso, foi sim o começo de uma nova era com pessoas responsáveis, que compreendem que é preciso fazer alguma coisa para salvar o que não nos pertence. CADA UM DE NÓS tem o dever de deixar em ordem o sítio por onde passa para que a próxima geração possa também viver nele.

Beijinhos para si, Isabel, da amiga de longe, Teresa.

BC disse...

E a ideia é mesmo essa cada um de nós, mas cada um de nós também são os políticos que fazem parte também do planeta azul.

Cá em casa há muito que temos uma luta terrível com os que se esquecem às vezes, mas poupamos em tudo o que é possível.
Não podemos ser egoístas, por nós e pelos outros. Se nos concencializarmos todos temos a ganhar.

E não deixemos para amanhã, eu sempre fui uma mulher que se tenho que fazer alguma coisa é na hora não guardo para o dia seguinte.

Espero que esteja tudo melhor, não sei o que se passa mas depreendo que é algo de saúde, tudo vai começar a correr bem vai ver.
Beijo Teresa de longe.
Isabel

Tentativas Poemáticas disse...

Foi com dificuldade que aterrei aqui, amiga Isabelita. Recebi o seu toque elctro-magnético, estava eu à beira dum lago lindo, escondido nas trazeiras de Marte, a brincar com uns bichinhos verdes muito divertidos. Accionei os propulsores da minha nave e aqui cheguei. Mas havia tanto lixo da passagem do ano que não sabia onde aterrar ou amarar. Olhe, amarei na linda baía de Cascais, com o rádio sintonizado em 98.1(Rádio Marginal) e ouvi logo este seu grito de apelo à Humanidade. Amiga, tenho andado pelo espaço sideral e por lá já ninguém acredita nos humanos. Sei que eles estão a preparar uma invasão do nosso planeta para lhe devolverem a cor azul. Só espero que sejam bem sucedidos. Como vê não estamos sós!
Mas, por enquanto, vou voltar para lá, porque estou a aprender bastante com os verdinhos. Vou levar esta sua publicação, para eles verem como ainda há pessoas que se preocupam e que estão dispostas a dar o seu precioso contributo para limpar a Terra.
Beijinho. FUI!
António

José Manuel Marinho disse...

Certo o que analisaste na poesia visitada, se entenderes tal como ironia. Não esquecer que o título conta "Pequena crónica de dois amantes desgraçados." Claro que vamos conseguir e o sorriso é decisivo; ele em vez do cinismo e quem há muito poederia ter invertido a situaçãp. Tudo de bom.

AFRICA EM POESIA disse...

ISABEL


COM UM BEIJO e FELIZ ANO NOVO


TOC-TOC-TOC...

Os camelos caminham ...
Pelo deserto ...
Com rumo certo ...
São apenas três
Transportam os Reis Magos ...


Gaspar ...

Belchior ...

Baltazar ...


Levam os presentes
Ouro Incenso e Mirra ...
Em nome do mundo ...
Em nome dos Homens ...
Presentes que simbolizam ...


Paz ...

Harmonia ...

Bondade ...

Verdade ...

Justiça ...

E tantos valores ...


E Jesus pequenino ...
Com os bracinhos estendidos ...
Agradecee e guarda-os no coração
Com a certeza...
Que os Homens...

O vão adorar ...
Mas muitas vezes ...
Estarão prontos...
Para o maltratar!...



LILI LARANJO

Raul Martins disse...

É urgente, e cada vez sentimos mais a sua urgência ao vermos como tudo descontrolado no que ao clima do planeta diz respeito.
.
Bem gostaria de acreditar na jornada de "Copenhada" como a Teresa de Longe, mas tenho as minhas duvidas.
.
Mas, já que hoje é dia de Reis e "África em Poesia isso nos lembra, esperemos que o bom Menino Jesus nos ajude a trnasformar as mentaliddes em prol de um planeta bem mais azul.

Licas disse...

É verdade!
Cada vez mais precisamos de olhar pelo nosso planeta!
Para isso precisamos de Homens conscientes e empenhados.
Para isso é necessário o quê?

Educação, Educação, Educação ....

Cultivar a Sesibilidade, o Amor, o Respeito e a Solidariedade.

Sem determinadas condições, nenhuma geração consegue atingir a perfeição e o respeito pelo local que habita e partilha com os outros.

Beijinhos
Licas

Viviana disse...

Olá Isabel

Mas que lindo, amiga!

Tão ao seu jeito!...

Quantas "Isabéis", o nosso pobre mundo maltratado, precisa, para que possa ser salvo!?

Nós, aqui por casa, e os que daqui sairam...estamos a fazer a nossa parte, o melhor que podemos.

Obrigada pela partilha, boa e sensível amiga.

Desejo muito que esteja bem.

Um beijo

viviana

~*Rebeca*~ disse...

É tão bom sentir o carinho de pessoas que transmitem o colo, o carinho, a amizade e a presença. Como é bom saber que sou tão querida, sabia? Nessa hora, quando a tristeza bate e tudo vai embora, as palavras são a base forte do meu consolo. Graças a Deus tudo ficou em paz, mas quero dizer que o meu querer bem, pelos amigos, aumentou gigantescamente.

O amor sempre vence!

Beijo imesno, menina linda.

Rebeca

-

Fátima André disse...

É sempre tempo!
Vale sempre a pena!
:)

poetaeusou . . . disse...

*
defende a Terra,
a Mãe Gaia e tua Casa,
e notarás,
que o teu sorriso
é diferente !
,
conchinhas sorridentes,
ficam
,
*

FOTOS-SUSY disse...

OLA ISABEL, BELISSIMA POSTAGEM...VOTOS DE UM FELIZ 2010, COM MUITO AMOR E PAZ!!!
BEIJOS COM AMIZADE E CARINHO,


SUSY

Nilson Barcelli disse...

Gostei imenso do teu texto, que no início parece uma "historinha" mas que, afinal, se trata de uma excelente chamada de atenção para todos nós.
Não sei se vamos a tempo, mas temos que fazer tudo para inverter esta tendência destruidora do ambiente.
Querida amiga Isabel, bom fim de semana.
Beijos.

gaivota disse...

vamos a tempo, pois claro, temos que ser todos na mesma luta pela defesa do nosso planeta! e não é difícil, sinceramente, reciclar é preciso, ensinar/ aprender/escolher e voltar a ensinar/praticar!
beijinhos

Viviana disse...

Olá Isabel

Neste dia chuvoso de inverno, venho dar-lhe um grande abraço e desejar-lhe alegria, tranquilidade e paz.

Viviana

Margarida Fernandes disse...

Olá Isabel,

Quem nos dera conseguir que o nosso planeta azul volte...

Iremos conseguir? Assim esperamos.

Por vezes, perante as mais variadissimas situações tenho vontade de gritar como a tua personagem "Sorriso".

Bjs

Conceição disse...

Olá Isabel!

Desculpa minha ausência.
Gostei do teu texto, mas será que vamos mesmo conseguir mudar o rumo das coisas quando uns se esforçam tanto e outros nem por isso. A esperança é a última a morrer...
Achei interessante seu último comentário no meu blog quem sabe não nos cruzámos no caminho pois eu fiz precisamente o contrário de si, fui passar a consoada na casa da minha mãe aí em Cascais, minha terra que guardo no coração e de onde morro de saudades e voltei ao principio da madrugada. Quando fôr visitar novamente o seu pai se quiser passe por aqui para conhecer o David.

Beijinhos

Licas disse...

Olá Isabelinha
Venho dar-lhe apenas um beijinho e desejar que cada vez mais encontremos o nosso planeta digno de ser habitado e povoado de sorrisos e boas amizades.
Um grande abraço
licas